Neste curso vamos lhe ensinar a aplicar conhecimentos básicos e os fundamentos do Montanhismo, habilidades necessários para que você possa organizar e executar suas investidas em ambientes de montanhas e lugares selvagens. Tudo isso em meio a um trekking de 2 dias em que teremos que usar as habilidades aprendidas durante o curso.

DATAS & HORÁRIOS: Veja nosso agenda!
DURAÇÃO/CARGA HORARIA: 20h\2dias.
LOCAL: Rio dos Cedros (SC) – Represa de Rio Bonito, região serrana.

GRUPO MÍNIMO: 02 Pessoas GRUPO MÁXIMO: 12 Pessoas
INVESTIMENTO*: R$ 600,00 a vista ou 700,00 no Cartão de Crédito em até 6x.

INCLUI: Instrução, equipamentos de Cozinha, uma janta, um café da manhã, alguns equipamentos Coletivos, apostila, taxa de Acesso as propriedades (Propriedade Privada), Certificado e seguro.
NÃO INCLUI: Alimentação(lanches) e itens pessoais (protetor solar, protetor labial, repelente de insetos, medicamentos pessoais e cantil de água, vestuário, calçado, etc.).


INSTRUTOR:

O curso é ministrado por Guia/Instrutor Certificado com experiência e conhecimento prévio nas atividades mencionadas e de um a dois monitores para auxílio e suporte ao instrutor, dependendo do número de alunos. Daniel Acruche Fernandes – Instrutor e Guia de Escalada em Rocha Certificado pela AGUIPERJ (Associação de Profissionais de Escalada do RJ – 36\11-GI) e ACEM (Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo). Com 20 anos experiência em escaladas nas serras brasileiras e Cordilheira do Andes, repetindo e abrindo novas rotas de escalada, e há 16 anos ministrando cursos e treinamentos na área. Foi o primeiro profissional de Escalada Homologado em Santa Catarina. Tendo atuado como organizador do Ranking Catarinense de Escalada, na formação de associações e inclusive na federação Catarinense de Montanhismo.(FEMESC).


GRADE CURRÍCULAR

  •  TÉCNICAS & HABILIDADES DE VIVÊNCIA AO AR LIVRE:

+ Introdução e História do Montanhismo;

+ Tecnologia dos Tecidos e Como se Vestir em Ambientes Extremos;

+ Seleção de área de acampamento;

+ Técnicas de Acampamentos em Lugares Selvagens;

+ Saneamento;

+ Equipamentos;

+ Fogareiros: Tipos – Uso e Cuidados;

+ Cozinha Básica de Campo;

+ Alimentação & Nutrição em Expedições;

+ Logística;

+ Ética;

+ Sistema “A Prova de Tempestade”.

  • LEAVE NO TRACE

– Os Sete Princípios Durante este curso, vamos lhe apresentar e treinar o sistema de mínimo impacto ambiental criado nos Estados Unidos e lhe ministrar as técnicas de forma direta à missão e história do Programa Leave No Trace, NOLS e Leave No Trace Center For Outdoor Ethics.

Conteúdo do L.N.T.:

+ O que é o Leave No Trace

+ Objetivos e Metas do Leave No Trace

+ Apresentação e Pratica dos Sete Princípios do Leave No Trace.

  • EXPEDICIONAR EM AMBIENTE DE MONTANHA:

+ Noções Básicas de Metereologia;

+ Precauções em Ambiente de Montanha – Riscos e Emergências

+ Técnicas de + Organização de sua Mochila;

+ Técnicas de Treking – Caminhada em Diversos Terrenos;

+ Travessia de Rio – “Eddy Line Method”

  •  HABILIDADES DE LIDERANÇA:

a ) Comportamento de expedição

b ) Competência

c ) Comunicação

d ) Julgamento e Tomada de Decisões

e ) Tolerância por Adversidades e Incertezas

f ) Auto Consciência

g ) Visão e Ação

* O curso não é cancelado por motivos de mau tempo: Chuvas e ventos leves. * Cancelamento somente em caso de tempo severo. Neste caso as aulas praticas podem ser transferidas.


PRÉ-REQUISITOS:

Condicionamento físico: não é pré-requisito, mas, espera-se no mínimo, entusiasmo. Restrições médicas: No formulário de inscrição solicitamos que se informem alguns dados clínicos. Favor preencher. Se houver necessidade entraremos em contato.

Necessidades de recursos e vestimentas: Vide CHECK LIST (Será enviado via Email).


CONSIDERAÇÕES:

+ Vamos iniciar como um grupo de individuais e terminaremos como um “time de novos amigos”. + Sugerimos que você venha com a mente aberta ao programa que você escolheu. Sem falsas expectativas em relação ao destino, ou, você poderá acabar até mesmo se desapontando. + Pedimos que cada participante tenha atitude positiva se as coisas se desenvolverem de diferentes formas conforme aparece no programa. Ajudem uns aos outros. Espírito de aventura e muito trabalho em equipe é o que se espera. + Você deve considerar que em ambientes montanhosos o tempo muda muito rápido, pode chover inesperadamente, ou seja, você pode ficar molhado ou menos seco. Pode haver ocasiões onde precisaremos montar barracas sob chuva e transporta-las molhadas nas mochilas e/ou monta-las novamente sob chuva sem possibilidades de secá-las, por exemplo, e neste caso, se manter por mais tempo com roupas de chuva. Mas, obviamente o sol existe e é recompensador!