Destinado aqueles que possuam os conhecimentos básicos de segurança em escalada em rocha, escaladores novatos e experientes.

Queremos com esta capacitação instruir os alunos nas de técnicas de autorresgate utilizadas na escalada e na prevenção de acidentes.

As manobras de autorresgate são diferentes das de resgate, pois são técnicas de improviso em que o escalador utiliza os equipamento que possui disponível no momento. Serão técnicas que a equipe de escaladores poderá realizar durante um imprevisto ocorrido no dia a dia de escalada.

Este treinamento é dividido em duas etapas de um dia de duração cada uma. Escaladores menos experientes que tenham recém completado o curso básico ou que possuam pouca prática, recomendamos realizar o TAR nível I, fazer algum tempo de prática para depois realizar o nível II. Escaladores mais experientes podem realizar diretamente o nível II.

 

TAR nível I:

  • Quais situações utilizaremos o autorresgate.
  • Técnicas de subida pela corda com nós blocantes.
  • Técnicas de subida pela corda com asseguradores – Freios.
  • Manobra de rapel com corda danificada.
  • Rapel com técnica de emergência, sem asseguradores-freios.
  • Manobra de emergência para rapel em que as uma das pontas da corda não alcança a base.

TAR nível II:

  • Técnicas de resgate do segundo escalador pelo guia.
  • Subida pela corda em contra peso.
  • Perigos da suspenção inerte.
  • Imobilização e estabilização da vítima.
  • Rapel assistido.
  • Simulação completa de resgate do guia inconsciente.

Todos os participantes ao final do curso receberão um certificado de participação.


CONSIDERAÇÕES

Número mínimo do grupo: 1 pessoas.
Número máximo do grupo: 6 pessoas.

Itens incluídos: Instrução e certificado de participação e seguro.

Datas e horários: Basta agendar como no mínimo 24h de antecedência, pode ser realizado tanto durante como em finais de semana.

Duração: de 1 dia para cada nível,  8h.

Descrição do local: Morro do Rio Bonito em Rio dos Cedros-SC. É possível realizar esta atividade em outras cidades, basta nos consultar. Em caso de mal tempo as aulas praticas podem ser transferidas.


PRÉ-REQUISITOS

Condicionamento físico: não é pré-requisito.

Restrições médicas: No formulário de inscrição solicitamos que se informem alguns dados clínicos. Favor preencher. Caso necessário, entraremos em contato.

Disponibilidade de sistema de gestão da segurança: Possuímos para o local um plano de contingência, com base em um relatório de recursos de atendimento médico em emergência.

Disponibilidade de atendimento a emergência: O atendimento a emergências será através do Samu local, pois a capacitação se dará próximas as áreas urbanas.

Necessidades de recursos e vestimentas: Requer-se o uso de roupas maleáveis e calçado fechado. Lembrar do lanche, protetor solar, repelente de insetos e medicamentos pessoais e cantil de água!

Condicionantes para a realização das atividades: Depósito de 50% do valor total para confirmação e preenchimento da ficha de inscrição. 


FORMAS DE PAGAMENTO:

A vista = R$300,00 (depósito, transferência ou pix). Preço por nível.

Cartão de crédito = parcelado em até 12x com juros pelo comprador.


INSCRIÇÕES:

Sinal de 50% do valor total para confirmação da vaga e preenchimento da Ficha de Inscrição e Termos Médicos.